Você parece estar no . Ir para a loja local?

0

Halloween em Terras Portuguesas

em Oct 19, 2018

O Halloween é, e foi, celebrado em Portugal, chamado de Dia das Bruxas no 31 de outubro que é o dia de véspera do Dia de Todos-os-Santos – festa celebrada em honra de todos os santos e mártires pela igreja cristã, que começa com a vigília de três dias dedicados a lembrar os mortos, santos, mártires e fiéis falecidos. A tradicional noite assustadora onde tudo pode acontecer, desde assombrações, fantasmas, bruxas, vampiros, e histórias e mais histórias de terror, o Halloween é uma noite que impõe respeito e pela qual toda a gente tem sentimentos.

A Origem do Halloween

A festa tem origem há dois mil anos, partindo dos celtas que habitavam nas ilhas britânicas e norte de França. Este povo tinha uma adoração especial pelo sol e era celebrado o ano novo no primeiro dia de novembro, o festival chamado “Samhain” (cujo significado é literalmente “fim do verão”), marcava o final da estação do sol e o início da estação fria e escura. No último dia de outubro, onde é agora celebrado o Halloween, todas as fogueiras eram apagadas dos lares deste povo, os sacerdotes iam para a floresta escura, e nas árvores ocas – que eram consideradas sagradas – acendiam fogueiras e sacrificavam animais, dançando à volta das fogueiras, assim que o dia terminava, e a estação do sol passava à estação do frio sem sol, os sacerdotes davam uma tocha a cada família do povo para acenderem as fogueiras em casa e conseguirem assim manter os lares livres de maus espíritos.

Este festival durava três dias, usavam máscaras de peles e cabeças de animais. Quando este povo foi invadido pelos romanos, o dia “Pomona”, dos romanos, coincidia com o “Samhain”, acabaram então por se misturar dando origem a uma festa maior, acabou por se tornar num feriado cristão em honra de todos os santos, ao qual chamavam “Hallowmas”. Os antigos costumes não foram esquecidos, e com o tempo todas as tradições acabaram misturadas, o então último dia de outubro conhecido como véspera de “All Hallows”, tornou-se no agora conhecido Halloween! Apesar de se pensar que esta tradição tem origem nos EUA, pela forma com que eles adoram este feriado e o festejam – é a segunda comemoração com mais adesão na América, logo a seguir ao Natal – , a verdade é que apenas lá chegou em 1840 através de imigrantes irlandeses.

Halloween em Portugal

Ainda antes do Halloween chegar aos EUA, em Portugal já se pedia o Pão por Deus, um peditório feito por crianças preparando as refeições cerimoniais do culto dos mortos. As crianças saem à rua e pedem Pão por Deus de porta em porta, cantando músicas tradicionais, e recebendo em troca pão, frutos secos, broas, e mais recentemente guloseimas. Este peditório está associado ao antigo costume de se oferecer pão, bolos, vinho e outros alimentos aos defuntos, realizando-se em Portugal no dia 1 de novembro.

As atividades mais comuns deste dia de Halloween, são as fantasias – mascarar-se de algo assustador e desfilar pelas ruas; fazer “doce ou partida” de porta a porta – pedindo doces ou caso se recuse a dar doces, é feita uma partida na casa de quem recusou; decorar a casa com temas assustadores; usar abóboras esculpidas assustadoramente, usam-se velas dentro das abóboras para dar ênfase às expressões esculpidas; contar histórias de terror; ver filmes de terror; tudo o que despolete medo e seja assustador é chamado nesta altura do ano.

Atividades de Halloween em Cada Região

Pao de Deus Portugal

(Retirado do Facebook da Festa da Cabra e do Canhoto / Rui Paulo)

As atividades em Portugal variam consoante a parte do país em questão: em Lisboa o objetivo é conhecer o jardim à noite, fazendo brincadeiras assustadoras, há concursos de abóboras, passeios de terror e concursos de máscaras.

Em Coimbra o peditório Bolinhos e Bolinhós é feito por grupos de crianças com abóboras vazias com caras desenhadas e uma vela acesa lá dentro, cantam de porta em porta uma música tradicional em troca de dinheiro, bolos ou doces.

Em Bragança a Festa da Cabra e do Canhoto tem uma forte influência celta, acende-se uma fogueira para celebrar o dia 31 de outubro, recriando o ritual da noite das bruxas inspirado nos costumes antigos que descrevemos em cima.

Em Montalegre é comemorada a noite dos fachos, os rapazes roubam palha às pessoas e do alto dos montes gritam para espantar os espíritos, as bruxas e os demónios

Nos Açores a tradição é as crianças fazerem um peditório, é-lhes oferecido bolo com forma do topo de caveira, as chamadas caspiadas; por todo o país pode ver-se o Pão por Deus, mencionado acima.

Porque Celebrar Halloween em Portugal

Halloween

(Retirado do site morphsuits.com)

Atualmente, os jovens adolescentes e adultos, usam o Halloween como forma de descontraírem antes de um feriado, desfrutando de uma noite de arromba por todo o país. Não há discoteca, bar, lazer noturno que não adira à temática, com decorações de abóboras, bruxas, teias de aranha e tudo o que lembre este dia especial e assustador. As discotecas preparam noites de arromba, como por exemplo uma festa de doze horas completas que começa à meia noite prolongando-se até ao meio dia do dia seguinte, o público adora e adere em massa à festa.

Esta implementação crescente pelo comércio noturno torna o feriado cada vez mais conhecido em Portugal e com mais adesão às festividades noturnas. A população que adere à festa não vai indiferente, a maioria das pessoas que aproveitam a festividade mascaram-se de acordo com a temática, entre os fatos mais populares estão as bruxas, palhaços assustadores – este ano em particular com o filme It, onde é contada a história de um palhaço malvado, assassino e violent, os palhaços vão estar ainda mais na moda – , os fantasmas são clássicos, assim como as múmias, vampiros, se conseguires lembrar-te de algo assustador que não é comum, força, serás um sucesso nesta festa.

Certo é, que, independentemente da fantasia que escolheres, nós temos sempre um vape que combina com teu estilo! Não passes esta festividade sem o teu vaporizador preferido, serás um sucesso na festa, relaxamento total, descontração completa, desfruta a 100% desta festa de susto. Visita-nos em Namaste Vapes Portugal e torna a tua festa no melhor e mais completo Halloween de sempre.

Os vaporizadores de mesa são ótimos para sessões em grupo e encontros. Confira:

VER VAPORIZADORES DE MESA

mail
Receba as novidades da Namaste Vapes Portugal:

adicionado ao carrinho
Checkout